Telemarketing é uma forma de marketing direto que utiliza o telefone para promover produtos e serviços, geralmente a partir de um call center. Inicialmente voltado às vendas, o serviço passou a incluir o atendimento ao cliente, suporte técnico e cobrança, podendo ser ativo ou receptivo.

O termo telemarketing foi utilizado pela primeira vez no final dos anos 1970, para descrever as ligações da empresa de telecomunicações norte-americana Bell System.

No entanto, a prática de telefonar para os consumidores para oferecer produtos é bem mais antiga.

Historicamente, as primeiras funções do tipo surgiram logo após a era dos telefonistas de mesa, em meados do século 20.

Há mais de cem anos, era preciso operar uma mesa de transmissão para fazer ligações, e as centrais telefônicas ofereciam apenas o serviço de conexão entre as linhas.

Com a invenção da discagem direta e ligação automática, por volta de 1950, o telefone se popularizou e chamou a atenção dos publicitários.

Logo, surgiu a profissão de operador de telemarketing, inicialmente ocupada apenas por mulheres e mais tarde estendida para ambos os gêneros.

No Brasil, a famosa Páginas Amarelas já empregava vendedoras para promover seus classificados por telefone nos anos 1950.